Bengalins do Japão

Criação: o bengalim e uma das aves mais fáceis de criar logo aconselho aos principiantes começarem por ai.
Colocar um casal numa gaiola com 35cm de frente, 35cm de fundo 40cm de altura e um ninho para exóticos oferecer-lhes barba de bode, sisal, algodão, feno seco, penas, etc…
Quando o casal terminar a construção do ninho iniciará a postura que varia entre 4 a 6 ovos quanto mais bem tratado o casal for mais ovos botará, as crias nascerão por volta dos 15/16 dias e devem ser alimentadas pelos progenitores com papa de criação mais para o húmido e granulado.
As crias devem ser anilhadas por volta dos 6 dias com anilhas 2.5

Alojamento: os bengalins é uma ave que tem uma resistência fora do normal aguentem temperaturas abaixo dos 10 graus mas não convém mantê-los a esta temperatura.
Visto isto, podem ser mantidos em viveiros exteriores, comunitários pois não são agressivos com nenhumas aves o único defeito de criar bengalins em viveiros é porque vão ir todos chocar para o mesmo ninho cegando mesmo a prejudicar as ninhadas por isso o melhor é em gaiolas separadas.

Alimentação: disponibilizar uma boa mistura para exóticos, GRIT, osso de choco, e durante a criação papa de criação mais para o húmido e granulado

Dimorfismo sexual: quanto ao dimorfismo sexual o bengalin tem muito que se falar, há pessoas que ao assoprar na cloaca conseguem logo saber se é macho ou fêmea mas isto é só para especialistas, se observar-mos bem os bengalins notamos que as fêmeas têm o bico mais pequeno e fino mas isto nem sempre é certo, por isso um método 100% eficaz é o canto pois só os machos o fazem.
Visto o canto ser o mais eficaz eu em minha casa quando tenho muitos bengalins para sexar faço-o da seguinte maneira separo em 5 gaiolas 5 pássaros (por exemplo pode ser 1 de cada vez) sem saber o sexo e no dia seguinte junto outro pássaro em cada gaiola sem saber igualmente o sexo e os que cantarem dos que estavam dentro da gaiola são macho e são retirados eles cantam instantaneamente.
Os que já estavam dentro da gaiola e não cantarem são fêmeas e são retiradas e são deixados os que chegarem por ultimo e o processo repete-se outra vez ou seja no dia seguinte voltamos a deitar mais um bengalin em cada gaiola e os que cantarem são machos dos que já estavam dentro da gaiola, os que não cantarem são fêmeas. As vezes os que chegarem por ultimo põem-se a cantar para os que já se encontravam la dentro isto quer dizer que os que estavam la dentro são fêmeas.

Atenção os machos cantam para os machos por isso marcarmos os machos que se encontram dentro primeiro e não os que cheguem por último pois os últimos podem ser machos ou fêmeas que os que se encontram já dentro cantarão na mesma.
Sei que pode parecer muito confuso mas leem mais do que uma vez e verão que faz sentido.

esta informação é de minha autoria
alguma duvida não hesite comente!!!


16 comentários:

  1. as fêmeas não fazem nenhum barulho ?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. boas
      sim fazem um piar mas não dobrem o canto e não ficam "urpadas" e a "dançar" resumindo podem piar mas não fazem a corte...
      cump.
      bruno

      Eliminar
  2. Respostas
    1. boas
      a corte dos bengalins tem as características que disse em cima ou seja os machos ficam "urpados" e a "dançar" ...
      cump

      Eliminar
  3. Tenho um casal que arrumou o ninho mas nao bota. Qual pode ser o problema?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boas
      certifique-se que sao mesmo um casal por vezes enganam muito bem...
      caso verifique-se que seja mesmo um casal e dispões de todas as condições para a criação tente estimular a criação dando-lhe Vitamina E
      cump.
      bruno

      Eliminar
  4. qual a melhor época para acasalamento dos bengalins ?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boas
      eles procriam basicamente todo o ano... eu pessoalmente como os uso como amas unicamente só os coloco o ninho na época de criação dos diamantes...
      cump.
      bruno

      Eliminar
  5. também não sei mas os meus estão a criar

    ResponderEliminar
  6. Depende dos casais os meus tenho que lhe tirar os ovos estão sempre a criar

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. boas
      nao pode simplesmente tirar os ovos... mas sim os ninhos!!! pois na colocação dos ovos já esgotaram uma grande parte de esforço e cálcio...
      cump.
      bruno

      Eliminar
  7. Boa noite nesta altura com 8 casais já tenho 42 pequeninos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. boas
      Sim Sr. :D grande criador!!!
      um conselho meu.... nao deixe a criaçao esgotar as aves.... ou seja nao deixe realizar mais de 3 posturas por época pois isso esgota as aves.... e cada postura se a sua intençao nao for esgotar mesmo as aves nao deixe que criam muitos filhotes ou seja 4 por cada ninho é uma boa opcçao se nao quiser deitar os ovos fora sem ter a certeza que está a ficar com ovos que nao estao galados por volta do 4 dia de choco utilize um mira ovos e verifique os restantes ou retira fora ou coloca em outro ninho que tenha iniciado o choco na mesma altura mas que tenha poucos ovos
      eu pessoalmente já tive um casal de bengalins a criar 10 crias :D
      alguma duvida mande mail pois respondo diariamente ao contrario do blog
      meu mail: brunoguerreiro11@hotmail.com
      cump.
      bruno

      Eliminar
  8. qual a epoca de acasalamento

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boas
      são aves muito habituadas a cativeiro e muito tolerantes ao clima logo reproduzem todo o ano a excessao da época da muda..
      alguma duvida comunique-me por mail por respondo diariamente ao contrario do blog
      meu mail: brunoguerreiro11@hotmail.com
      cump.
      bruno

      Eliminar
  9. tambem tenho um casal esta a fazer o ninho vamos la ver se vao criar

    ResponderEliminar