Periquitos






Criação: O periquito é uma ave muito fácil de criar logo aconselho a iniciantes a começarem por estas aves.
Começando por tirar mitos, eu comecei a criar periquitos aos casais não em trios de 2 machos e 1 fêmea, mas melhor ainda sendo o periquito uma ave muito gregária é a criação em colónia começando com 3 casais. Para colocar só um casal uma simples gaiola daquelas de divisória ao centro serve perfeitamente mede salvo erro uns 70cm de frente 40cm de altura e 30cm de fundo, óbvio que se for para formar colónia terá de ser em viveiros maiores para além disso não tarda terá muita criação em pouco tempo. Será também necessário dispor mais ninhos (ver página de acessórios)  do que casais para evitar disputas. Colocam uma média de 4-6 ovos e que levará cerca de 18 dias a eclodir.

Alojamento: Como já foi dito em cima poderão criar tanto em gaiolas como em viveiros exteriores sendo necessário só um abrigo noturno pois são aves resistentes e não terão problemas com o clima e temperaturas baixas. São aves que preferem e se sentem melhor viver em colónia. Dado isto o sucesso na criação será muito superior quando criados numa colónia.

Alimentação: Aqui não à muito que se diga, é disponibilizar-lhes a famosa mistura para periquitos, osso de choco muito importante principalmente durante a criação devido a grande perda de cálcio na formação dos ovos. Quanto à GRIT eu tenho sempre a disposição mas eles não lhe tocam.... e a papa de criação eu nunca dei e sempre tive muito sucesso com as crias mas fica à escola de cada um.

Dimorfismo sexual: Fácil!, os machos têm a cera do bico azul e as fêmeas bege ou castanha, quando são muito novos só o olho treinado pode conseguir destingir.

Curiosidade: As aves quando novas e com a sua primeira plumagem têm as listas de riscas pretas normalmente, junto ao bico e quando vai ficando mais "velhas" as listas vais indo mais para  o cimo da cabeça e para traz.... isto é uma dica se quiser comprar aves novas, compre com as listas um pouco perto do bico.










5 comentários:

  1. Entao quero ver aqui alguma coisa estou a precisar

    ResponderEliminar
  2. para fazer criação os periquitos podem tar ao pé de caes

    ResponderEliminar
  3. os periquitos criam durante todo o ano

    ResponderEliminar
  4. Dá para juntar periquitos com outras aves em viveiro?
    Obrigado

    ResponderEliminar